quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

"Somos UC" - Afirmar uma identidade!



De seis a nove de Janeiro, as várias unidades orgânicas, as estruturas de serviços e apoio à inovação da Universidade e a Associação Académica de Coimbra reuniram-se no Pavilhão 3 do Estádio Universitário de Coimbra para afirmar uma identidade. A “Somos UC – Mostra de Ensino, Inovação e Serviços da Universidade de Coimbra” foi organizada pelo Grupo de Comunicação e congregou 27 expositores numa experiência piloto, com balanço positivo. Passaram pelo recinto da Mostra mais de três mil pessoas, incluindo a visita de Escolas do Ensino Básico e Secundário de todo o país. Quatro dias animados por teatro, música, apresentações, poesia, dança e ginástica. A Mostra já acabou e agora trazemos um cheirinho dela até si. Veja como e porque “Somos UC”.

O objectivo era dar a conhecer a essência diversa e multifacetada da Universidade de Coimbra. Uma pluralidade de actuações que se fundiu na afirmação da “Somos UC”, que atraiu entre 3200 a 3600 pessoas. As oito Faculdades presentes na Mostra, deram a conhecer a sua oferta de cursos e a investigação que promovem, trazendo algumas experiências para fora dos laboratórios. A reacção física de um ratinho num trapézio mostrou aos alunos pré-universitários como se pode estudar os efeitos secundários dos fármacos. Os visitantes puderam fazer uma observação à sua saúde oral, medir a glicemia, a tensão arterial e testar a sua aptidão física. A demonstração de técnicas de química forense revelou que investigação criminal também é ciência.

Além das Faculdades, a vertente de ensino e investigação da Universidade esteve evidenciada pela presença do Instituto de Investigação Interdisciplinar, do Colégio das Artes, do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde e do Tribunal Universitário Judicial e Europeu.
A Ciência pela Pedagogia

Detentora de um vasto conhecimento científico, a Universidade de Coimbra mostrou que a sua acção pedagógica ultrapassa as salas de aula. Com o Jardim Botânico, que expôs um pouco da sua biodiversidade e demonstrou a sua importância ecológica, e o Museu da Ciência, que trouxe algumas experiências para os visitantes, a acção educativa da Universidade extravasa as suas obrigações lectivas, dando cumprimento a um exercício de responsabilidade social.
A pedagogia pela cultura

Um exercício que também se reflecte no fomento e preservação da cultura. A Fundação Cultural da Universidade de Coimbra, promotora de serviços culturais, foi umas das presenças que mostrou tal faceta. Um esforço que chega a outras estruturas universitárias, como a Imprensa da Universidade de Coimbra, que desenvolve uma actividade editorial de interesse académico e cultural, e o Arquivo da Universidade de Coimbra, que dá guarida a um espólio bibliográfico e documental integrante de uma memória colectiva.
Pela cultura, na memória de um passado

Memorável, aos olhos de quem passa, é o edificado da Universidade de Coimbra, representado pela presença do Circuito Turístico do Paço das Escolas, da Biblioteca Joanina, trazida à Mostra pela palestra de Carlos Fiolhais, o director da Biblioteca Geral, e do espaço Património. Uma herança secular, simbolizada no elemento mais antigo presente na “Somos UC”. “Um mosaico que revestia uma casa romana que ocupava o espaço onde se vem implantar a Universidade,” identifica Sónia Filipe, arqueóloga da Reitoria, recordando as palavras do Reitor Seabra Santos: “sim, somos donos de pedras velhas, mas é sobre essas pedras velhas que construímos o nosso futuro.”
Memória de um passado, a olhar para o futuro

A valorização de um passado, de olhos postos no futuro. Assim se posiciona a Universidade de Coimbra. A Inovação é a ponte que a liga a um papel catalisador da economia. Que o digam o Instituto Pedro Nunes Incubadora, que ganhou este ano o prémio de melhor incubadora de base tecnológica do mundo, e a Divisão de Inovação e Transferências do Saber, presentes também na Mostra.
A olhar para o futuro, de todos

Uma Universidade de olhos postos no futuro dos seus estudantes, com o Gabinete de Saídas Profissionais. Cautelosa com o futuro de todos, com os Serviços de Acção Social a apoiarem os mais carenciados e o Gabinete de Apoio Técnico-pedagógico ao Estudante com Deficiência a ajudar os estudantes com necessidades especiais.
O futuro de todos, no mundo

É um ícone da história de Portugal com um prestígio mundial. Atrai estudantes estrangeiros para o país, e proporciona a oportunidade de os portugueses terem uma experiência académica no exterior. “Até onde a UC te pode levar?” era a pergunta. A Divisão de Relações Internacionais respondia.
O mundo de todos, os estudantes da Universidade de Coimbra

Uma amostra do mundo universitário com os estudantes de hoje e de ontem. “O Meu Tempo na UC”, iniciativa de debates promovidos pela Rede UC, trouxe recordações e inspirações, num cruzamento de passado com futuro. Laborinho Lúcio, antigo estudante da Universidade, ex-ministro da Justiça, falou de uma universidade que deve apoiar a investigação e inovação, “mas que não deixa de dar uma dimensão plural, que assenta numa verdadeira dimensão de universalidade e de humanidade. E não acredito em nenhuma universidade que negligencia esta profunda dimensão enquanto instituição.”



Sem comentários: