terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dia Mudial do Braille


Hoje dia 4 de Janeiro o Mundo inteiro lembra o francês Louis Braille, que em 1827 teve a ideia brilhante de transformar letras, sinais e números em seis pontos. Este sistema de leitura e escrita permite ainda hoje às pessoas cegas conquistarem, autonomamente, a luz da cultura, do conhecimento e da sua participação de pleno direito. Não obstante, todos os sistemas que também podem ter contribuído para a abertura de novos horizontes para as pessoas cegas de todo o Mundo, o Braille foi, é e será o sistema de leitura e escrita por excelência para estas pessoas, a única forma de poderem tomar contacto com a palavra escrita e de se poderem expressar de forma livre e independente. Porque o acesso à palavra escrita é bem mais do que um mero conjunto de sinais, porque a alfabetização e a literacia necessitam sempre de um suporte escrito por base.
É de salientar a importância de José Cândido Branco Rodrigues, na medida em que foi pioneiro no estabelecimento de condições que tornassem possíveis a escolarização, a preparação profissional e intelectual dos deficientes visuais e a sua progressiva inclusão social no nosso país.
Na verdade, os deficientes visuais deparam-se, constantemente, com entraves ao direito pleno à educação e informação, tais como a carência de obras literárias ou científicas transcritas para Braille ou em suporte digital. Se fosses cego e quisesses ler uma obra que não poderias ler por não estar acessível como te sentirias? Estas barreiras podem ser, paulatinamente, derrubadas e com a tua ajuda isso é possível!
Em Portugal é de ressalvar o importante papel da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, (ACAPO) emergiu em 1989 é, por excelência, a IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que melhor representa e defende os interesses dos cidadãos com deficiência visual. Por conseguinte, tem como escopo estatutário a melhoria da qualidade de vida, a igualdade de oportunidades e a inclusão social dos mesmos, estimados em cerca de 163000 indivíduos, segundo dados provisórios dos Censos 2001.
Em suma, os pontos do Sistema Braille moldam os pontos de uma vida!

Sem comentários: