sábado, 9 de outubro de 2010

Que tal ir ao CINEMA? - ENTRADA LIVRE - Teatro Académico de Gil Vicente

O Teatro Académico de Gil Vicente apresenta

CINEMA

Dias 11, 14 e 18 de Outubro’10

21h30

Ciclo de Cinema “ODM na Cidade”

ENTRADA LIVRE

Organização ODM na Cidade


Programa


Dia 11, segunda,   21h30

"O Pesadelo de Darwin"

De Hubert Sauper [França, Áustria e Bélgica, 2004, 106’, M/12]

Sinopse: Trate-se de um conto sobre o ser humano, entre o Norte e o Sul, sobre a globalização e sobre peixes. Nos anos 60, no coração de África, um novo animal foi introduzido no lago Vitória como parte de uma pequena experiência científica. A Perca do Nilo, predador voraz, erradicou a maioria das espécies de peixe nativas do lago. Ao mesmo tempo, multiplicou-se com enorme rapidez e os seus filetes brancos são actualmente exportados para todo o mundo. Enormes aviões de carga da ex-URSS aterram diariamente na região, para recolher a mais recente pescaria em troca do transporte de kalashnikovs e munições para as incontáveis guerras em curso no centro do continente africano. Os florescentes negócios de peixe e armamento criaram uma aliança globalizada impiedosa nas margens do maior lago tropical do mundo.



Dia 14, Quinta-feira, 21h30

"China Blue"

De Micha X. Peled [EUA, 2005, 88’, M/12]

Sinopse: Um impressionante documento sobre os "efeitos secundários" da globalização, vista através do árduo quotidiano de jovens trabalhadoras de uma fábrica de calças de ganga na China. As condições de trabalho a que Jasmine e as suas colegas adolescentes estão sujeitas desrespeitam todas as leis laborais internacionais. Essa situação é agravada quando o proprietário da fábrica fecha um importante negócio, com um cliente ocidental, e começa a exigir horas extraordinárias às trabalhadoras para cumprir a encomenda.



Dia 18, Segunda, 21h30

"Sisters in Law"

De Kim Longinotto e Florence Ayisi [Reino Unido, 2005, 106’, M/12]

Sinopse: Em "Sisters in Law" encontramos duas mulheres camaronesas que tentam levar ao estabelecimento da justiça, através do exercício da lei, num contexto marcado por uma tradição de abuso e de violência sobre os mais fracos. As vítimas são quase sempre mulheres e crianças. No filme, seguimos algumas dessas vítimas quando encontram quem defenda os seus direitos, na pessoa destas duas advogadas e nas suas corajosas actividades nas ruas, nos tribunais e nas prisões.
No final de cada sessão tem lugar um debate sobre a temática do filme em questão

Apoio "Objectivo 2015 – Campanha do Milénio das Nações Unidas" e Atalanta Filmes
Entrada Livre

Sem comentários: