quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Lançamento do livro “Ciência no tempo dos nossos avós”



Ciência a Brincar 10 – Ciência no Tempo dos Nossos Avós


Data: 4 de Novembro 2010 das 18h00 às 19h00;

Local: Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, Dpt. de Física, FCTUC;

Contactos: 239 410 699 / rc@teor.fis.uc.pt

Entrada: Livre

Autores: Dolores Alveirinho, Helena Margarida Tomás, Margarida Afonso;

Editora: Editorial Bizâncio;


No Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, no rés-do-chão do Depto. de Física – pólo I da Universidade de Coimbra, as autoras de A Ciência no tempo dos nossos avós, publicado pela Bizâncio, mostram como este é um livro que interessa a pais, educadores e professores, explorando do ponto de vista científico as tradições e a cultura, como a extracção do fio do casulo do bicho de seda ou a biotecnologia da produção do queijo.


Sinopse:

"A importância de conhecer a nossa cultura e as nossas tradições é consensual entre todos os que se preocupam com o desenvolvimento harmonioso, tanto dos mais novos como dos mais velhos. Com o objectivo de dar a conhecer e de valorizar algumas das tradições do nosso país, apresenta-se um conjunto de actividades experimentais tendo por base as tradições, fundamentadas com explicações científicas simples.

Embora se tenha consciência de que algumas das actividades requerem materiais que são de acesso menos fácil, procurou-se aproximá-las das tradições em que eram realizadas. Desta forma, valoriza-se e dá-se a conhecer, de forma mais explícita, as nossas tradições. As sugestões finais apresentam tarefas e materiais alternativos, bem como algumas informações, de forma a alargar o conhecimento sobre cada um dos temas. Este livro destina-se não só a crianças, mas também a educadores de infância, a professores, a animadores, a pais e a avós e a todos aqueles que, em conjunto, queiram passar bons momentos de lazer, de comunicação, de transmissão e de troca de sabedorias antigas, tendo como pano de fundo a cultura e a ciência.

“Sabem como é que antigamente, quando não havia detergentes, se tiravam as nódoas de gordura da roupa? Por que é que se colocava a água em talhas de barro? Como se extraía o fio dos bonitos casulos feitos pelo bicho-da-seda? E como é que antes de termos luz eléctrica nas nossas casas se iluminava a noite?” Estas são algumas das questões a que as actividades que constam do livro “Ciência a Brincar – Ciência no Tempo dos Nossos Avós” procuram dar resposta. O livro apresenta sugestões finais com tarefas, materiais alternativos e informações que enriquecem e alargam o conhecimento sobre cada uma das tradições.

Para as docentes do IPCB Dolores Alveirinho, Helena Tomás e Margarida Afonso, “os destinatários do livro são crianças, educadores de infância, professores, animadores, pais e avós e todos aqueles que, em conjunto, queiram passar bons momentos – de lazer, de comunicação e de troca de sabedorias – em que diferentes gerações se encontram e se valorizam mutuamente, tendo como pano de fundo a cultura, a tradição e a ciência”.


(Clicar na imagem para uma melhor resolução)


Informação retirada daqui.

Sem comentários: