terça-feira, 25 de setembro de 2007

O QUE A(s) HISTÓRIA(s) CONTA(m)

Viver a nova vida de universitário é viver novas oportunidades, experiências, desafios, exigências, pressões, etc.

O ideal é que todo o obstáculo possa constituir uma oportunidade.

Um certo dia, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Depois escondeu-se e ficou a observar, para ver se alguém a iria tirar do caminho.

Mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e, simplesmente, rodearam a pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei, reclamando que ele não mantinha as estradas em ordem, mas nenhum tentou sequer tirá-la dali.

De repente, apareceu um camponês, com uma boa carga de vegetais. Ao aproximar-se da grande pedra, pôs de lado a sua carga, e tentou removê-la dali.

Após muita força e suor, conseguiu empurrá-la para a beira da estrada. Ao voltar para pegar na carga de vegetais, notou que havia uma bolsa no local onde antes estava a pedra. A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma nota escrita pelo rei, que dizia que o ouro estava destinado à pessoa que a tivesse removido do caminho.

O camponês compreendeu, então, o que muitos de nós nunca entendemos: todo o obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos a nossa condição (adaptado de Rangel, A. ( 200 6). O que podemos aprender com os gansos. Lisboa: Casa das Letras)

Pensa nisto quando, na tua vida de estudante, te deparares com obstáculos …

2 comentários:

Anónimo disse...

A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.

éme. disse...

Esta oportunidade para pensar um pouco e dar tempo ao ar de entrar nos pulmões devagarinho, soube-me a momento óptimo para me preparar para enfrentar mais uma maraton(inh)a do caminho! :)
Historinha bonita, ahm?!
Boa!
Gostei muito, obrigada!

:) O C. Drummond de Andrade que me desculpe... depois destas palavras, quando pensar em obstáculos, acho que não voltarei a pensar só na sua pedra "No Meio do Caminho"!